Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

A importância da vitamina C e do zinco para a sua saúde

Uma alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Pensando que o nível de minerais e vitaminas pode estar diretamente relacionado com a sua saúde, apresentarei, neste artigo, duas pesquisas que discutem o impacto do zinco e da vitamina c, respetivamente.


Uma pesquisa recentemente apresentada na Conferência ESCMID de 2020 sobre o Coronavírus (ECCVID) sugeriu que níveis mais baixos de zinco estão associados a resultados de sobrevida reduzida em pacientes hospitalizados com COVID-19.


Ademais, segundo a pesquisa, ter um nível de zinco plasmático inferior a 50mcg / dl na admissão provoca um risco 2,3 vezes maior de morte hospitalar, em comparação com os pacientes com um nível maior de 50mcg / dl!


E, depois de ajustarem por idade, sexo, gravidade e receber hidroxicloroquina, a regressão multivariável mostrou que cada aumento de unidade de zinco na admissão ao hospital apresenta um risco reduzido de 7% de mortalidade intra-hospitalar!


A segunda pesquisa, "Vitamin C and Heart Health: A Review Based on Findings from Epidemiologic Studies", discute que a vitamina C, além de ser um poderoso antioxidante dietético, pode ter um importante papel na saúde do coração. Embora a deficiência de vitamina C clássica, seja rara na maior parte do mundo, pesquisas têm mostrado que o risco de algumas doenças cardíacas depende da concentração plasmática de vitamina C - mesmo dentro da faixa da normalidade.


Está bem estabelecido que a vitamina C inibe a oxidação da proteína LDL, reduzindo assim a aterosclerose (acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias) . A pesquisa citada sugere que a deficiência de vitamina C está associada a um maior risco de mortalidade por doenças cardiovasculares. Além disso, ela apresenta que a vitamina C pode melhorar ligeiramente a função endotelial e os perfis lipídicos em alguns grupos, principalmente aqueles com níveis baixos de vitamina C no plasma.


No entanto, apesar de alguns outros estudos sugerirem possíveis benefícios ao coração com a suplementação de vitamina C, a literatura atual fornece pouco suporte para o uso generalizado de vitamina C para reduzir o risco de doenças cardiovasculares ou de mortalidade.

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tratamentos injetáveis na reposição de nutrientes

Os tratamentos injetáveis são ótimos quando pensamos na reposição de nutrientes - como aminoácidos, vitaminas, antioxidantes e minerais. Eles podem ser feitos via EV (endovenosa) e IM (injeção intramu

Relação da Vitamina B12 com a fadiga

Atualmente, é cada vez mais frequente a queixa de cansaço e fadiga. Quando estamos sem energia, a primeira coisa que pensamos em fazer é checar é se há alguma deficiência de ferro. Apesar de esta ser

Impacto da Atividade Física em Idosos

A atividade física tem se destacado como uma das ações mais importantes que pessoas de todas as idades podem fazer para melhorar a saúde. Diferentes estudos observacionais apontam que a mortalidade pr