- Dra. Cláudia Klein
A Relação do Nível de Vitamina D com o Covid-19
Diante da pandemia, há um aumento da discussão sobre os níveis ideais de vitamina D para iniciar e manter uma resposta imunológica saudável, especialmente no sistema respiratório.
Um estudo realizado pelo GrassrootsHealth Nutrient Research Institute com 212 pacientes de Covid-19 hospitalizados em três hospitais diferentes no sul da Ásia apresentou os seguintes dados:
Todos os casos foram confirmados para COVID-19 e foram agrupados da seguinte forma:
1. Leve - apresentando sintomas clínicos leves e sem diagnóstico de pneumonia
2. Comum - apresentando febre, sintomas respiratórios e diagnóstico confirmado de pneumonia
3. Grave - casos com hipóxia e dificuldade respiratória
4. Crítico - casos com insuficiência respiratória que requerem cuidados intensivos
Os níveis de vitamina D foram agrupados da seguinte forma:
1. Normal - nível de vitamina D de 30 ng / ml (75 nmol / L) ou superior
2. Insuficiente - nível de vitamina D entre 21-29 ng / ml (51-74 nmol / L)
3. Deficiente - nível de vitamina D abaixo de 20 ng / ml (50 nmol / L)
Os resultados deste estudo deram que o nível médio de vitamina D de todos os 212 casos foi de 24 ng / ml (59 nmol / L).
De todos os casos COVID-19
49 (23%) casos foram classificados como leves, com nível médio de vitamina D de 31 ng / ml (78 nmol / L);
59 (28%) foram classificados como comuns, com um nível médio de vitamina D de 27 ng / ml (68 nmol / L);
56 (26%) foram classificados como graves, com um nível médio de vitamina D de 21 ng / ml (53 nmol / L);
48 (23%) foram críticos, com um nível médio de vitamina D de 17 ng / ml (43 nmol / L);
86% de todos os casos entre os pacientes com níveis normais de vitamina D foram leves, enquanto 73% dos casos entre os pacientes com deficiência de vitamina D foram graves ou críticos;
Para cada aumento do desvio padrão no nível de vitamina D, as chances de ter um caso leve em comparação com um caso grave eram 7,94 vezes mais, e as chances de ter um caso leve em comparação com um caso crítico eram 19,61 vezes mais.
Dessa forma, a pesquisa conclui que o nível de vitamina D no corpo pode ser responsável pelos resultados clínicos dos pacientes infectados pelo Covid-19. Um aumento no nível da vitamina D no corpo pode melhorar os sintomas e, o contrário, também acontece.
Segundo uma outra pesquisa conduzida pela Universidade Northwestern, a deficiência de vitamina D no corpo está relacionada a uma maior mortalidade por Covid-19.
Os pesquisadores reuniram dados de hospitais e diversos países (China, França, Alemanha, Itália, Irã, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Reino Unido e dos Estados Unidos) e descobriram que pacientes de países com altas taxas de mortalidades tinham níveis baixos de vitamina D comparados aos que não foram afetados tão drasticamente.
Foi descoberta, também, uma forte correlação entre os níveis de vitamina D e a “tempestade de citocinas”, que é uma condição inflamatória grave causada pelo sistema imunológico. A hiper reação pode danificar gravemente os pulmões e levar à morte por asfixia.
Acredita-se que a vitamina D tem um papel importante tanto para melhorar um sistema imunológico que não responde bem à doença, quanto para evitar que ele se torne hiperativo e cause a “tempestade de citocinas”.
De acordo com esta pesquisa, um bom nível de vitamina D não impede que o paciente contraia o vírus, mas pode reduzir as complicações.
Entretanto, é importante ressaltar que isso não significa que os afetados precisam começar a ingerir suplementos de vitamina D, precisamos de mais estudos para comprovar tais relações!
Antes de qualquer coisa, sempre consulte seu médico!!
Atualizado em 18/05:
A Nature publicou que a melhora nos níveis de vitamina D possibilita diminuir a progressão da doença ou até melhorar a sobrevida dos pacientes. Segundo esta análise, por ser um tratamento seguro e não invasivo e ter potencial benefício na redução do risco de gravidade e mortalidade de COVID-19, sugere-se uma intervenção em doses altas de vitamina D. Confira a matéria completa: https://www.nature.com/articles/s41430-020-0661-0
Fonte: