Atuação da Vitamina D no Corpo

Pensando na importância da vitamina D no organismo, trago mais alguns estudos e notícias sobre sua atuação e relação com o COVID-19 ao redor do mundo.

A pesquisa "Evidence Supports a Casual Model for Vitamin D in COVID-19 Outcomes" discutiu os mecanismos bioquímicos que explicam as várias maneiras pelas quais a vitamina D atua. Foi detalhado. também, como o vírus SARS-Cov-2 causa a doença (Covid-19) e quais as vias metabólicas conhecidas que participa a vitamina D, mostrado como elas protegem contra infecções virais, além de melhorarem os sintomas da doença no COVID-19 e de outras doenças respiratórias.

Este foi um estudo observacional retrospectivo que avaliou duas subpopulações (ativas e falecidas) de 780 casos com infecção confirmada laboratorialmente por SARS-CoV-2 na Indonésia. Idade, sexo, comorbidade, nível de vitamina D e desfecho da doença (mortalidade) foram extraídos dos prontuários eletrônicos. O objetivo era determinar padrões de mortalidade e fatores associados, com foco especial no status da vitamina D.

Os resultados revelaram que a maioria dos casos de óbito era do sexo masculino e mais velhos e apresentava condição pré-existente e nível sérico de vitamina D abaixo do normal. Ao controlar as variáveis idade, sexo e comorbidades, o nível sérico da vitamina D revelou-se fortemente associado ao resultado da mortalidade por COVID-19: a probabilidade de morrer por Covid-19 foi 7,63 vezes maior nos pacientes com insuficiência de Vitamina D (definida a insuficiência como níveis séricos de 25OHD entre 20 e 29 ng / ml), elevando-se para 10,12 vezes maior nos pacientes com deficiência de Vitamina D (definida a deficiência como níveis séricos de 25OHD menor que 20 ng / ml), quando comparados aos pacientes com níveis normais de Vitamina D (definida os níveis séricos de 25OHD normais como maior ou igual a 30 ng / ml).

Ainda que estes resultados pareçam coerentes, há pesquisas que mostram o contrário. Um estudo realizado no Reino Unido não encontrou evidências clínicas da relação da vitamina D com o COVID-19. Foi afirmado, entretanto, que a suplementação diária de vitamina D3 durante semanas a meses pode prevenir infecções respiratórias agudas, principalmente em pessoas com baixo ou muito baixo status de vitamina D.

O conselho atual é que toda a população do Reino Unido tome suplementos de vitamina D - independentemente de qualquer possível ligação com infecção respiratória. Os responsáveis pela formulação de ações estratégicas devem promover medidas de saúde pública para garantir que a população tenha ingestão adequada de vitamina D.

Segundo o governador de Nova York, o maior número de hospitalizações nos últimos dias são de pessoas que disseram que passaram a ter o mínimo contato com o coronavírus e que estavam em casa na maior parte do tempo; ou seja, que estavam sem qualquer exposição solar (com níveis progressivamente mais baixos de vitamina D durante o confinamento).

No estado de São Paulo, o número de mortes por coronavírus entre crianças, jovens e adultos cresceu dez vezes no último mês, passando de 1 mil na faixa etária abaixo dos 60 anos. E, até o dia 11 de abril, nenhuma criança tinha morrido com esse diagnóstico.

Esse fenômeno pode ser explicado pelos efeitos do confinamento. Crianças e jovens que costumavam ter alguma exposição solar (em parques, escolas, colégios, ou mesmo na ida ao trabalho) passaram a ficar sem suplementação adequada de vitamina D ao ficarem em casa por mais de um mês.

Ainda que não há um consenso sobre a relação da deficiência de vitamina D e da gravidade do COVID-19, já é sabido que a vitamina D é importante para o bom funcionamento do organismo e para prevenir infecções respiratórias.

Converse com seu médico e veja se precisa tomar suplementos de vitamina, ou ainda, peça dicas de como aumentar o nível de vitamina D de form natural - como sol e alimentação! ;)

Fonte: