Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

Coenzima Q10: benefícios e suplementação

A Coenzima Q10 ou Vitamina Q10 é uma substância altamente importante para o bom funcionamento do organismo. Essencial para a geração de energia do nosso corpo, ela atua na melhora da aparência da pele, na perda de peso, na diminuição do colesterol, no ganho de massa muscular, entre outros.


Quando chegamos a uma certa idade - aproximadamente 30 anos - nosso corpo diminui a produção da vitamina. Assim, é necessário fazer a suplementação, que pode ser realizada através da via endógena, da via exógena ou das cápsulas. A via exógena é quando o próprio organismo produz a substância. Já a via exógena é quando ingerimos alimentos ricos no nutriente - folhas verdes, amêndoas, soja e sardinha. As cápsulas podem ser consumidas logo após as principais refeições ou antes de dormir e devem ser indicadas por um especialista.


Dentre tantos benefícios da Coenzima Q10, destaca-se a melhora do funcionamento do coração - já que ela é importante para regular os batimentos cardíacos - e a redução da pressão sanguínea. Outro benefício da Q10 é a prevenção de sintomas da enxaqueca: uma pesquisa realizada pela neurologista Suzane Hagler revelou que, após o uso da Vitamina Q10 no tratamento de enxaqueca, pacientes perceberam redução na frequência das crises e não sofreram efeitos colaterais, antes comuns com os medicamentos convencionais.


Outro fator relevante sobre a substância é que ela é uma grande aliada de quem deseja ter uma vida mais saudável. Essencial para a geração de energia necessária durante atividades físicas - principalmente a musculação - ela fornece propriedades antioxidantes que atuam durante o esforço físico. A Coenzima Q10 também contribui para o ganho de massa muscular, já que promove a vasodilatação, que auxilia no transporte de nutrientes e de oxigênio para os músculos e promove o ganho de massa muscular. Não obstante, ela também é uma aliada de quem está no processo de emagrecimento, pois o nutriente é responsável pelos processos metabólicos que geram a lipólise. É importante lembrar, contudo, que só a suplementação não é suficiente: é essencial também seguir uma dieta alinhada com os seus objetivos.


Diante do exposto, não há dúvidas de que a vitamina Q10 é de grande importância para o nosso organismo. Por isso, é necessário ficar atento aos sinais de falta da vitamina no corpo - bem como a falta de energia - e fazer o uso da sua suplementação para evitar piores complicações.

0 visualização0 comentário