Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

Como é a sua visão de saúde?

Vamos começar com um teste simples!


1- Sente fadiga matinal ou no decorrer do dia?

2- Tem dificuldade para acordar pela manhã?

3- Só se sente “acordado” após as 10h?

4- Produz melhor no período da tarde?

5- Se sente cansado novamente perto das 21h, mas resiste para dormir?

6- Percebe um pico de produção física e mental à noite ou pela madrugada?

7- Identifica sobrecarga de trabalho?

8- Tem certa incapacidade de lidar com o estresse, sentindo uma irritação demasiada?

9- Sofre com desejos por alimentos salgados ou doces repentinamente?

10- Anda tento resfriados ou infecções constantes?


Em tempos de aceleramento da Consciência, percebemos tudo de maneira muito rápida, mas acabamos esquecendo da nossa escuta interna e da nossa autopercepção. Com isso, vamos adoecendo sem nos darmos conta.


É necessário um equilíbrio químico entre a quantidade de serotonina que produzimos, que é a química do BEM ESTAR, e a quantidade de adrenalina, que é a química do ESTRESSE.

A Adrenalina não é ruim! Se equilibrada com a Serotonina, são gerados ânimo, vontade, energia, start de ação etc. Abaixo, algumas maneiras de gerar este tão importante equilíbrio:




Vamos voltar um pouco na História da Humanidade: lá nos primórdios, o homem das cavernas usava o sistema adrenérgico para enfrentar uma situação de muito perigo ou para fugir dela. Então quando acionamos nossa adrenalina, o corpo entra no “modo guerra” e libera o nosso cérebro primitivo do “bateu, levou”.


Isso produz uma série de reações químicas no organismo, como aumento da pressão e da frequência cardíaca, alerta de acidez no estômago, contratura muscular etc.


A questão atual é que estamos descarregando Adrenalina todos os dias. Assim, nosso corpo acha que vamos sempre participar de uma guerra.


Portanto se você assinalou mais de 3 itens no teste que fizemos lá no início, você está em um quadro de fadiga da sua adrenal; ou seja, ela não está mandando energia suficiente para a oxigenação de todas as suas células, nem para a produção adequada de hormônios e a síntese bioquímica de reparação tecidual, podendo causar inúmeras doenças que se iniciam, neste processo, como inflamação crônica subclínica.


Isto é um prenúncio de hipertensão, síndrome metabólica, aumento do colesterol e triglicérides, resistência à insulina, entre outros problemas de saúde que podem gerar efeitos permanentes graves.


Vivemos em um tempo em que perdemos a nossa escuta interna!!!


Estamos na nossa fase super-homem:


A primeira fase do estresse é conhecida como “a fase super-homem”: dormimos mal comemos mal, fazemos tudo ao mesmo tempo e achamos que damos conta do recado. À medida em que mantemos este alto nível de adrenalina, esgotamos a nossa energia do sistema de reserva, entrando em um declínio químico.


Num primeiro momento, as principais consequências são a dificuldade em manter o sono reparador, irritabilidade, impaciência, dor muscular, gastrite, déficit de atenção, perda de foco e redução de performance.


Aos poucos, evoluímos nas fases e chegamos à terceira fase de estafa, na qual a mente pensa em 10 mil coisas ao mesmo tempo e o corpo permanece constante cansado e sem energia. Chegamos à síndrome da estafa crônica burnout.


Ouvir o próprio corpo é o primeiro passo para se manter saudável. É necessário termos tudo sempre em equilíbrio.




Os seus hábitos do dia a dia, o ambiente em que vive e se relaciona, seu acesso à boa saúde e, claro, a genética herdada de sua família são fatores determinantes para uma vida saudável. Veja que quase tudo depende unicamente de você.


No Instagram e aqui, neste blog, teremos sempre muita informação bacana para você manter a sua saúde em equilíbrio!

92 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

OZONIOTERAPIA

A ozonioterapia resulta de um procedimento terapêutico de aplicar uma mistura de gases oxigênio e ozônio. De maneira geral, as aplicações são aconselhadas pelo motivo do ozônio possuir propriedades an

Contato

+55 11 3051 6946

+55 11 9 9772 1633

Rua Bento de Andrade, nº 228 - Jardim Paulista, São Paulo, SP - Brasil