Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

O desempenho entre destros e canhotos: há diferença?

A lateralidade é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem. O ser humano é propenso a utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé - o que significa que existe um predomínio motor de um dos lados.


O lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez. Tendo isso em vista, é ele que inicia e executa a ação principal. Já o outro lado auxilia esta ação, mas não comanda, sendo igualmente importante.


Destro vs canhoto

Nesse sentido, fisiologicamente, os canhotos escrevem de forma diferente dos destros e apresentam duas espécies de dificuldades: as mecânicas, pois os movimentos centrípetos da mão são mais fáceis de realizar, então o canhoto tende a inclinar a mão ao escrever; e as visuais, pois, enquanto escreve, ele esconde com a mão o que acabou de realizar.


Sua postura também é prejudicada com o tempo, pois o canhoto pode pender a cabeça ou até deitar sobre a carteira para ler o que escreve, já que a escrita é realizada da esquerda para a direita e de cima para baixo, o que favorece o destro.


Geneticamente, somente cerca de 10% da população mundial é canhota e não há uma divisão igual entre os sexos: 12% dos homens são canhotos, em comparação com 8% das mulheres.


Além disso, há as dificuldades emocionais, levando em conta que muitos canhotos se veem como diferentes e anormais, já que, na sociedade, os destros são os que tem a prioridade; por exemplo alguns objetos simples como tesoura, régua, a maioria das carteiras em sala de aula e até o carro - o freio de mão, central de multimídia e o câmbio - foram feitos para destros.


Mitos e verdades

Ser canhoto já foi vinculado a todos os tipos de coisas ruins: problemas de saúde e morte prematura, por exemplo, eram frequentemente associados ao domínio da mão esquerda.


A questão da mortalidade pode ser explicada pelo fato de que, no passado, muitas pessoas canhotas eram forçadas a usar a mão direita. Isso faz parecer que há menos idosos canhotos. - MITO


As pessoas dizem que os canhotos são mais criativos, já que a maioria usa o "lado direito do cérebro". A ideia geral de que usamos um "lado dominante do cérebro" que define nossa personalidade e a maneira como tomamos decisões também está equivocada. - MITO


No entanto, o hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo, e o hemisfério esquerdo controla o lado direito, e eles têm especializações. Por exemplo, é dito com frequência que cerca de 95% dos destros têm um "hemisfério esquerdo dominante". Isso se refere à descoberta de que a maioria dos destros depende mais do hemisfério esquerdo para a linguagem e fala. - VERDADE


História

No século 19, havia a crença de que o meio ambiente foi feito pelo e para o destro, pois, por ser muito mais comum usar a mão direita do que a esquerda, as pessoas acreditavam que os canhotos seriam seres mágicos de outro mundo. Durante boa parte da história da humanidade, o lado esquerdo e os que utilizam mais essa mão foram vítimas de preconceito cultural, social e religioso.


Ser canhoto esteve associado à bruxaria por séculos e foi conhecido como "a marca do demônio". Superstições sempre seguiram a direção da “esquerda” - como o lado esquerdo da cama sendo considerado o lado errado de levantar, ou passar uma bebida para alguém com a mão esquerda dá azar. Até mesmo a palavra “sinistra” do latim, originalmente, significa “esquerda” e, eventualmente, tornou-se um equívoco a concepção de que os canhotos eram, na verdade, bruxas perversas.


Atualmente, a ideia de que o destro é melhor foi deixada para lá... Os dois lados do corpo funcionam para diferentes funções; não são isolados e eles se complementam.


A linguagem é normalmente processada um pouco mais no hemisfério esquerdo e o reconhecimento facial, um pouco mais no hemisfério direito. O modo como algumas dessas funções são lateralizadas (especializadas) no cérebro pode, na verdade, influenciar como percebemos as coisas e, portanto, pode ser estudado com testes simples de percepção.


Portanto, mesmo com alguns obstáculos que os canhotos têm, vale ressaltar que o canhoto homogêneo ou puro tem as mesmas possibilidades que o destro puro!


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hormônios naturais para a menopausa

A restauração hormonal natural usada para o alívio dos sintomas da menopausa está cada vez mais comum; pode ajudar a prevenir manifestações de sintomas muito incômodos e que atrapalham o dia a dia das

Cognição na esquizofrenia

A esquizofrenia, ou distúrbio biológico do cérebro da mente dividida, é o desenvolvimento de surtos em que o mundo real é substituído por delírios e alucinações auditivas, crenças delirantes, dificuld