Diabetes tipo 2 e Covid-19: uma doença além do vírus

Diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela resistência do organismo à insulina e aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que causa sintomas como boca seca, perda de peso, aumento da vontade de urinar e aumento da vontade de beber água.

Diferente da diabetes tipo 1, a pessoa não nasce com diabetes tipo 2; ela é desenvolvida pelo consumo em excesso de carboidratos, hábitos poucos saudáveis e um estilo de vida sedentário, aumentando, assim, os níveis de alterações de açúcar no sangue.

A doença não tem cura e precisa de certos cuidados para não complicar a saúde, isto é, uma alimentação e estilo de vida mais saudáveis e, em casos mais graves, o uso de remédios como antidiabéticos orais ou insulina, que devem ser consumidos sob prescrição médica.

Um estudo recente destaca a relação da diabetes tipo 2 e o Covid-19. Segundo a pesquisa, pessoas que contraíram o vírus estavam em maior risco de desenvolver a doença do que aquelas que não foram contaminadas. Ao todo, foram entrevistados mais 181 mil pacientes do Departamento de Assuntos de Veteranos diagnosticados por Coronavírus.

Em geral, os pesquisadores calcularam que os pacientes diagnosticados com Covid-19 tinham mais de 46% de chances de desenvolver diabetes tipo 2 pela primeira vez ou usar medicamentos prescritos para controlar os níveis de açúcar no sangue. Dessa forma, 2 a cada 100 pacientes com covid eram mais propensos a desenvolver a doença.

No entanto, é preciso ficar atento aos sinais de açúcar no sangue, principalmente se houver um diagnóstico de contaminação por Coronavírus. Alguns médicos que contribuíram com a pesquisa revelaram que houve um aumento de diabetes tipo 2 em pacientes que tiveram Covid-19.

0 visualização0 comentário