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  • Dra. Cláudia Klein

Equilíbrio físico, mental e espiritual durante a quarentena

Neste texto, vou descrever o passo a passo de como manter um equilíbrio físico, mental e espiritual durante a quarentena!

  • 07:00 às 09:30 - O despertar de um novo tempo!

Acorde e faça três respirações profundas, imagine todas as suas células regeneradas e saudáveis. Pensar positivo logo ao acordar estrutura toda a sua neuroquímica logo pela manhã!

Abra a janela do quarto imediatamente, olhe para o horizonte e deixe a luz do sol penetrar nas suas células. Estudos mostram que a luz solar, logo nos primeiros horários da manhã, ajuda a bloquear a melatonina produzida a noite e estimula a supra renal a produzir cortisol para conseguir despertar e dar ânimo para o novo dia!!

Aqueles que puderem, desçam rapidinho com seus animais de estimação, eles não transmitem coronavírus e podem ajudar na sua sanidade mental! Lembre-se de tomar todas as medidas de higiene; evite aglomeração no elevador e não faça aglomerado de pessoas ao descer. Ao voltar, lave as mãos e passe álcool em gel!

  • 09:30 às 10:30 - Café da manhã cheio de energia!!

A refeição da manhã é muito importante, visto que tudo o que ingerimos passa pelo tubo digestivo para ser digerido e metabolizado, modulando o nosso sistema imunológico de defesa. 


Evite alimentos processados, com corantes e conservantes e açúcar refinado. Além disso, aumente a porção de frutas legumes e verduras. 


Dicas para a sua refeição:

. 1 xícara pequena de café

. Para melhorar a energia, um copo de suco maçã com laranja e couve, batida com 20 gotas de própolis e 1 colher de sopa de TCM

. 2 colheres de tapioca ou pão integral ou, ainda, pão sem glúten para quem  é intolerante

. Ovo mexido

. Aumente sua ingestão natural de vitamina C! Consuma frutas amarelas e laranjas, como laranja, tangerina, mamão e manga. Não se esquecendo de frutas de outras colorações com alto teor de vitamina C, como o kiwi, a acerola, o morango e o limão. Inclua dois tipos dessas frutas todos os dias.

  • 10:30 às 12:00 - Oxigene seus músculos e seu cérebro!

Faça alguma atividade física em casa, aulas online como yoga, ballet fitness ou funcional. Lembre-se de fazer um lanche pós treino para não ficar fraco. 

  • 12:00 às 13:00: Hora das boas notícias!

Procure ler algo positivo, qualquer noticia que traga esperança e paz. Vamos criar uma egrégora (força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas) de pensamentos positivos! Com essa avalanche de más noticias, precisamos diminuir toda essa forma pensamento negativa que se instala com medo.


O que eu sugiro: compartilhe as informações de saúde, mas vamos criar hábito de compartilhar, também, noticias positivas. Isso vai fazer você se sentir melhor! Juntos somos mais forte!

  • 13:00 às 14:00: Almoço saudável


Um almoço saudável envolve uma refeição equilibrada! Algumas sugestões são:

Arroz integral/ feijão

Salada/ legumes

Carnes sem gordura

Hortaliças brássicas


O sulforafano é um composto bioativo presente especialmente nas brássicas – como brócolis, couve-flor, repolho e rabanete –, pertencente ao grupo dos isotiocianatos de compostos organosulfurados.

O Sulforafano apresenta propriedades antioxidantes, especialmente pela indução da via Nrf2 (fator nuclear eritroide 2 relacionado ao fator 2), envolvida com a transcrição de genes que codificam enzimas antioxidantes como SOD, catalase e glutationa peroxidase, além de atuar na modulação de respostas inflamatórias e imunes.

Aumente as porções de brássicas todos os dias!


  • 14:00 às 15:00 - Momento da boa ação


Veja se alguém ao seu redor precisa de ajuda! A empatia e solidariedade são um bom aprendizado nesse momento!


Acredito que nós nunca vamos poder responder o porquê disso tudo está acontecendo com a gente, mas e o para que? Devemos nos perguntar "como podemos ser melhores?"


Toda crise tem uma dimensão instrutiva para crescimento e transformação consciencial. Exercite sua compaixão e solidariedade! A historia de toda epidemia é uma historia de empatia: eu cuido de mim pra poder cuidar de você e, se eu não cuidar de você, eu também não vou conseguir cuidar de mim.

Quem sabe não estamos aprendendo que não somos separados um do outro e nem do universo que nos cerca!

Obs: Evite cafeina depois desse horário

  • 15:00 às 16:00 - Hora de relaxar a mente

Desfoque um pouco, faça algo que te tire do foco das noticias. Leia um bom livro, veja um filme ou série, ligue para algum amigo, ouça uma música que te traga boas lembranças, faça carinho nos seu bichinhos, eles sabem q você está tenso e está do seu lado para te ajudar a relaxar!

  • 16:00 às 17:30 - Novo cuidado com a saúde física


Faça mais um pouco de exercício, pois ajuda a oxigenar o cérebro! Mas nada de exageros, para não piorar o stress oxidativo.

  • 17:30 às 18:30 - Medite ao por do sol

Aprenda a meditar e a esvaziar a mente. Estudos recentes demonstram que, quando conseguirmos deixar os pensamentos na periferia da mente, sem entrar em contato com lixo mental e na compulsão dos pensamentos, nós melhoramos a neuroplasticidade.


O que significa isso?

O córtex pré-frontal, que é a área da recompensa e da felicidade, se expande e o cérebro primitivo, que é nosso centro de descarga adrenérgica, diminui.

Escolha um local confortável e coloque uma música para meditar. Eu gosto muito de um musicoterapeuta canadense chamado Robert Coxon; todo o trabalho dele ajuda a mente a entrar em estado meditativo.


Nossa mente é como se fosse um macaco pulando de galho em galho na floresta da inconsciência humana e o estado meditativo é quando esse macaco se acalma. Já o estado búdico é um estado de um ser desperto.

Faça 5 respirações profundas. Inspire pelo nariz, conte até quatro e solte o ar pela boca e conte ate 6 em casa expiração. Tente esvaziar todo ar do tórax!

Relaxe desde os pés, as pernas, toda coluna e tire a tensão do pescoço. Inspire um espectro de luz verde, que é a luz da cura. Imagine essa luz entrando com a respiração para todo seu corpo, todas as suas células, curando, restaurando e regenerando todo o seu sistema de saúde.


Ao soltar o ar na respiração, tente imaginar um espectro de luz lilás, luz que restaura e que reconecta, levando embora todo o stress, o medo e toda a tensão e a ansiedade.

Permaneça inspirando luz verde e expirando luz lilás! Tente deixar todos os pensamentos na periferia da mente, deixando eles irem e voltarem, sem entrar em contato com nenhum deles.

  • 18:30 às 20:00 - Jantar do sono bom

Faça um jantar saudável, preparando seu organismo para uma boa noite de sono, com uma boa produção de melatonina. Use frutas, legumes e verduras e evite açúcar branco refinado, estimulantes e tudo o que tenha cafeína. Alimentos ricos em triptofano e magnésio, como frutos do mar, castanha, amêndoas, homus, banana, cereja, folhas escuras, laranja e abacaxi, ajudam na produção de serotonina e melatonina:

Faça um banho purificador! Use olhos essenciais para ajudar na boa condução de um sono reparador como: lavanda, angelica, ylang lang. Pingue algumas gotas no travesseiro.

Após as 23h, comece a desligar os eletrônicos para se preparar para dormir, visto que a luz azul interrompe nossa produção de melatonina. O sono reparador é fundamental para o nosso sistema imune! A melatonina ajuda em toda essa reparação: é um importante antioxidante e ajuda o fígado a eliminar as toxinas metabólicas e a fazer reparação.


Lembre-se de tomar bastante líquido o dia todo!

- Além das medidas de higiene e etiqueta da tosse, o que mais podemos fazer pela nossa imunidade?

O ideal seria verificarmos parâmetros importantes no exame de sangue, para colocarmos todos, não apenas na normalidade, mas sim nos parâmetros ideais para um bom funcionamento do organismo!

Alguns exames laboratoriais interessantes para ver a imunidade e inflamograma:

Vitamina D/ PTH

Zinco

Selenio

Proteina C reativa

Homocisteina

Vitamina C

Vitamina b12

Acido folico

Ferro

Ferritina

Vhs

Cortisol basal

Hemograma


Suplementos que ajudam a melhorar a saúde: probióticos, vitamina D e ômega 3.


Termino meu texto de hoje com um pensamento do psicólogo transpessoal Roberto Crema:

Quero concluir com um poema de um poeta espanhol, Juan Ramon Jimenez, concebido quando ele vivia um tempo muito depressivo, quando percebia que a sua alma estava sendo subtraída. Então ele retirou-se por algum tempo numa montanha, nos Pirineus. Ao descer da montanha ele nos brindou com a inspiração sagrada desta poesia:


"Eu não sou eu.

Sou este que caminha ao meu lado sem eu vê-lo;

que por vezes, vou visitar, e que, às vezes, esqueço.

O que cala, sereno, quando falo, o que perdoa, doce, quando odeio,

o que passeia por onde estou ausente,

o que estará de pé quando eu estiver morrendo.”


Eu não sou eu; eu sou Alguém que caminha ao meu lado. Por esse Alguém, vale a pena rir e chorar. Por esse Alguém, vale a pena conspirar.



#neuro #coronavirus #imunidade #quarentena #saud

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