Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

Judia com orgulho!

Minha Homenagem para você, meu querido avô:








Começamos uma nova década, a década 20 do ano 2020.

Nasci no dia 19 de maio de 1972.

A expectativa era de um menino palmeirense, mas nasci mulher e corintiana.


Brincadeiras à parte...


Os meus avós maternos, Natan e Amalia Kalmus, vieram da Polônia tentar a vida no Brasil. E, assim, fui registrada como Claudia Klein, a penúltima neta de uma família de 11 netos por parte de mãe.


Entretanto, o meu nome que vale mesmo é o que foi pronunciado à comunidade na sinagoga: Yafa Tzipora bat Hadassa. É esse o nome que me identifica como um povo, uma cultura e uma raiz de pertencimento que estruturou toda base de como me reconheço.
















Yafa Tzipora significa pássaro bonito. E foi com esse nome que aprendi que ter asas e liberdade nos faz ganhar o mundo. Ao mesmo tempo, aprendi com meu avô que ter raízes nos faz lembrar quem nós somos e nos dá alicerce para construir quem nós seremos!


Bat em hebraico significa filha, e Hadassa é o nome em hebraico da minha mãe Adelia, que significa aquela que protege.


No judaismo a figura feminina é extremamente importante pois é dela que vem a descendência da religião!


Esse é o nome que recebi, esse é o nome com que vou me despedir daqui, e esse é o nome que usarei em eventos importantes na minha vida.


Carrego em meu nome a base da educação judaica que recebi do meu avô, mas muito mais que isso: carrego cada um dos meus antepassados que sofreram apenas por professar uma religião.


Carrego em meu nome meus ascendentes e estarei com meu nome em meus descendentes.

Com o meu nome pertenço à comunidade judaica e me orgulho de com ela não me silenciar, não abaixar a cabeça quando somos ameaçados. Me orgulho de fazer parte de uma minoria, como todos nós de uma forma ou de outra fazemos e temos o direito de assim ser.


Hoje a mensagem que fica é que devemos voar sim, porém sem perder nossas raízes. Cada um tem que ser aquilo que veio para ser. Devemos proferir nossa Fé, bem como nossas escolhas com liberdade.

Que assim seja!













ההע

Letras da cabala sagrada dos 72 nomes de Deus, que significa Amor verdadeiro.


#orgulhojudeu #jewishandproud

24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

OZONIOTERAPIA

A ozonioterapia resulta de um procedimento terapêutico de aplicar uma mistura de gases oxigênio e ozônio. De maneira geral, as aplicações são aconselhadas pelo motivo do ozônio possuir propriedades an

Contato

+55 11 3051 6946

+55 11 9 9772 1633

Rua Bento de Andrade, nº 228 - Jardim Paulista, São Paulo, SP - Brasil