Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

Nosso cérebro expande quando praticamos compaixão

No último final de semana, um casal de amigos muito especiais me acompanhou até Campinas para buscar um serzinho muito carente e especial. Maya já havia sido abandonada duas vezes, até que finalmente foi resgatada por uma pessoa boa que se empenhou em encontrar uma família para ela: Danny e eu.





Com isso, reforço o meu aprendizado de que a compaixão, o carinho e a piedade são fortes ferramentas para expansão do cérebro.


Abaixo, traduzo um texto da Emory, de um programa que fiz do Lama Wangdu no blog do CBCT:


“A Compaixão pode ser expandida e desenvolvida


CBCT (Cognitively-based Compassion Training = treinamento cognitivo baseado na compaixão) é um sistema de exercícios contemplativos feito para fortalecer e sustentar a compaixão. As práticas incluem treinamento em estabilidade de atenção e aumento da percepção sentimental, assim como reflexões analíticas para melhor compreensão do relacionamento de cada um consigo próprio e com outras pessoas.


Os exercícios reflexivos procuram insights críticos a respeito da forma como o mindset e as atitudes das pessoas podem mudar para aumentar resiliência pessoal, incentivar uma compreensão sobre o outro de maneira mais inclusiva e moderna, e intensificar o incentivo altruísta.


Com a prática, a compaixão pode se tornar uma resposta espontânea e permanente na vida das pessoas.”


Abaixo, texto original:


“Compassion can be expanded and developed


CBCT (Cognitively-based Compassion Training) is a system of contemplative exercises designed to strengthen and sustain compassion. Practices include training in attentional stability and increased emotional awareness, as well as targeted analytical reflections to understand better one’s relationship with self and others.


The reflective exercises seek critical insights into the way one’s mindsets and atitudes can be shifted to support personal resiliency, to foster na inclusive and more accurate understanding of others, and ultimately to intensify altruistic motivation.


With practice, informed compassion can become a spontaneous response that permeates one’s life.”

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Relação da Vitamina B12 com a fadiga

Atualmente, é cada vez mais frequente a queixa de cansaço e fadiga. Quando estamos sem energia, a primeira coisa que pensamos em fazer é checar é se há alguma deficiência de ferro. Apesar de esta ser

Impacto da Atividade Física em Idosos

A atividade física tem se destacado como uma das ações mais importantes que pessoas de todas as idades podem fazer para melhorar a saúde. Diferentes estudos observacionais apontam que a mortalidade pr