Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

O imunizante Novavax

A Novavax é feita a base de proteína e seu sistema imunológico reage às proteínas da aplicação da vacina. A resposta imunológica costuma ser mais rápida, porque, ao contrário de outras vacinas, o corpo não tem que produzir essas proteínas, mas leva mais tempo para ser produzida, porque demora mais para integrar as proteínas spike em células de micróbios, mamíferos, insetos ou plantas. Antes que as vacinas de mRNA fossem protagonistas na pandemia do Covid-19, as vacinas de proteínas eram consideradas uma tecnologia quase futurista.

Especificidades da Novavax


A vacina foi projetada para proteger simultaneamente contra o Coronavírus e o vírus Influenza, causador da gripe. Em geral, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), todas as vacinas atuais podem ser combinadas e administradas simultaneamente. Está excluída a possibilidade de vacinações múltiplas sobrecarregarem o sistema imunológico; entretanto, é questionável se uma combinação tem um efeito negativo sobre a eficácia.

Porém, um estudo da vacina da Novavax mostra certo avanço. É a primeira demonstração de que uma vacina para Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com uma vacina contra a gripe em dois braços diferentes sem comprometer a sua eficácia.

Diferencial da Novavax


Ao contrário das vacinas previamente aprovadas, a Novavax não é nem uma vacina mRNA - cópia feita pelo homem de um químico natural RNA mensageiro para produzir uma resposta imune - como as da Pfizer, nem uma vacina vetorial, como as vacinas AstraZeneca e Johnson & Johnson.

A nova vacina é diferente: ela é formada a partir de fragmentos de proteínas do vírus, especificamente os que compõem a chamada proteína spike, espécie de porta molecular que o Coronavírus usa para entrar nas células.

Aprovação


A União Europeia assinou um contrato para a compra de até 200 milhões de doses da vacina e exige duas doses. De acordo com a farmacêutica americana Novavax, o imunizante apresentou uma eficácia de 89,3%. A Novavax reconhece, no entanto, que está fazendo testes contra a variante Ômicron e trabalha em uma versão específica para a nova cepa.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A paralisia facial é uma alteração que leva a perda dos movimentos realizados pelos músculos da face. Isso leva à dificuldade de expressão da mímica facial, geralmente afetando apenas um lado do rosto

Estima-se que no Brasil existam cerca de 1.000 pessoas com as formas graves dela! É uma doença hereditária, pode se manifestar de formas diferentes - alfa e beta - e ela acontece como minor, intermedi

A enxaqueca é um dos tipos mais frequentes de dor de cabeça/cefaleia, e por ser uma patologia crônica, ocasiona uma série de alterações comportamentais que desencadeiam consequências físicas, sociais