Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

O Que é Medicina Preventiva?

Para explicar melhor o conceito de Medicina Preventiva, vou contar de uma palestra que vi em 1998 do psicologo e antropólogo transpessoal, Roberto Crema, que me marcou muito!


Estamos vivendo um período de crise em todas as esferas. Vivemos em um tempo em que perdemos a nossa escuta interna!!


"Certa vez perguntaram para um índio, um pajé de 101 anos:

– O que você faz? Ele disse:

–  Eu ensino meu povo.

– O que você ensina?

– Quatro coisas, ele respondeu. Primeiro: a escutar; segundo: que tudo está ligado com tudo; terceiro: que tudo está em transformação; e quarto: que a terra não é nossa, nós é quem somos da terra."


Percebemos que tudo começa pela escuta; esta escuta interna que perdemos ao longo do tempo e que nos informa a homeostase e equilíbrio do nosso corpo. É extremamente estarmo ligados com o nosso eu e prestando a devida atenção no que o corpo quer nos dizer.


Mais uma vez, tudo esta ligado com tudo! Um espirro na Ásia leva a uma pandemia no Ocidente.


E tudo está em transformação. Estamos sendo impelidos a sermos quem realmente somos e a olharmos para as nossas questões internas de outra maneira.


A terra não é nossa, nós é que somos a terra!


É desta questão de pertencimento que fala a medicina preventiva!!


Na minha pratica clínica, tento unir os saberes ancestrais com os saberes da neurociência e da medicina preventiva, para que possamos estar na excelência das nossas condições!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tratamentos injetáveis na reposição de nutrientes

Os tratamentos injetáveis são ótimos quando pensamos na reposição de nutrientes - como aminoácidos, vitaminas, antioxidantes e minerais. Eles podem ser feitos via EV (endovenosa) e IM (injeção intramu

Relação da Vitamina B12 com a fadiga

Atualmente, é cada vez mais frequente a queixa de cansaço e fadiga. Quando estamos sem energia, a primeira coisa que pensamos em fazer é checar é se há alguma deficiência de ferro. Apesar de esta ser

Impacto da Atividade Física em Idosos

A atividade física tem se destacado como uma das ações mais importantes que pessoas de todas as idades podem fazer para melhorar a saúde. Diferentes estudos observacionais apontam que a mortalidade pr