Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

O Que é Medicina Preventiva?

Para explicar melhor o conceito de Medicina Preventiva, vou contar de uma palestra que vi em 1998 do psicologo e antropólogo transpessoal, Roberto Crema, que me marcou muito!


Estamos vivendo um período de crise em todas as esferas. Vivemos em um tempo em que perdemos a nossa escuta interna!!


"Certa vez perguntaram para um índio, um pajé de 101 anos:

– O que você faz? Ele disse:

–  Eu ensino meu povo.

– O que você ensina?

– Quatro coisas, ele respondeu. Primeiro: a escutar; segundo: que tudo está ligado com tudo; terceiro: que tudo está em transformação; e quarto: que a terra não é nossa, nós é quem somos da terra."


Percebemos que tudo começa pela escuta; esta escuta interna que perdemos ao longo do tempo e que nos informa a homeostase e equilíbrio do nosso corpo. É extremamente estarmo ligados com o nosso eu e prestando a devida atenção no que o corpo quer nos dizer.


Mais uma vez, tudo esta ligado com tudo! Um espirro na Ásia leva a uma pandemia no Ocidente.


E tudo está em transformação. Estamos sendo impelidos a sermos quem realmente somos e a olharmos para as nossas questões internas de outra maneira.


A terra não é nossa, nós é que somos a terra!


É desta questão de pertencimento que fala a medicina preventiva!!


Na minha pratica clínica, tento unir os saberes ancestrais com os saberes da neurociência e da medicina preventiva, para que possamos estar na excelência das nossas condições!


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A paralisia facial é uma alteração que leva a perda dos movimentos realizados pelos músculos da face. Isso leva à dificuldade de expressão da mímica facial, geralmente afetando apenas um lado do rosto

Estima-se que no Brasil existam cerca de 1.000 pessoas com as formas graves dela! É uma doença hereditária, pode se manifestar de formas diferentes - alfa e beta - e ela acontece como minor, intermedi

A enxaqueca é um dos tipos mais frequentes de dor de cabeça/cefaleia, e por ser uma patologia crônica, ocasiona uma série de alterações comportamentais que desencadeiam consequências físicas, sociais