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  • Dra. Cláudia Klein

O transporte e a manutenção de energia do corpo


De mineral em mineral, cada um possui seus benefícios, desde melhoria na saúde física e mental até a prevenção de doenças cardíacas, anemia e diabetes. Se necessário, podem ser feitas suplementações de diferentes formas, desde alimentos - como citado no meu último post -, até via oral e endovenosa.


Ferro

O ferro é um nutriente que auxilia no equilíbrio dos glóbulos vermelhos e participa na produção da hemoglobina. Ele age como um transportador de oxigênio no nosso corpo, garantindo a força e a energia para executar as funções do dia a dia.

Benefícios do ferro:

• Dá mais força e energia para o nosso organismo graças ao aumento do transporte de oxigênio e o auxílio a funções básicas do corpo;

• Ajuda a fornecer oxigênio para o sangue;

• Ajuda a manter a calma;

• Fornece energia para os músculos;

• Colabora para a saúde da pele e no fortalecimento do cabelo e das unhas;

• Reduz o risco de desenvolver anemia;

Suplementação do ferro

A suplementação via oral é a mais usada para os casos de anemia leve. Além de garantir a absorção adequada, permite melhor controle dos efeitos colaterais (diarreia, obstipação, dor epigástrica, náuseas, fezes de cor escurecida). É mais recomendada acompanhada de algum alimento cítrico como suco de limão ou laranja, sem consumo de alimentos ricos em cálcio, pois o ferro e o cálcio acabam competindo na absorção.

A reposição endovenosa é uma alternativa de tratamento quando o paciente tiver intolerância ao tratamento por via oral, gastrectomia, necessidade de reposição rápida (como em gestantes), doença renal crônica, entre outros.

B12

A vitamina B12 é produzida por bactérias e é ingerida pelas pessoas por meio de carnes, leite, ovos, entre outras coisas. Os seres humanos também possuem a bactéria responsável pela produção de B12 no intestino, no entanto, a quantidade é bem reduzida e a localização não favorece a absorção do nutriente.

Benefícios da vitamina B12

• Melhora a qualidade do sono;

• Aumenta os níveis de colesterol bom;

• Previne a anemia;

• Reduz os riscos de depressão e outros transtornos emocionais;

• Regenera os músculos;

• Protege e repara o DNA;

• Protege o sistema nervoso central;

• Ajuda no bom funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular.

Suplementação da vitamina B12:

A suplementação via oral é efetiva para casos de anemia e de sintomas neurológicos, e pode ser usada naqueles pacientes assintomáticos com deficiência leve a moderada. Como a vitamina B12 ajuda a aumentar a formação de hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio do corpo, consequentemente essa vitamina melhora o condicionamento e a resistência física, por isso vários atletas e praticantes de atividades físicas relacionadas a força e performance fazem suplementações de B12.

Magnésio

O magnésio é o quarto mineral mais abundante no corpo humano, porém você pode não estar recebendo o suficiente mesmo tendo uma dieta saudável. Ele está envolvido em mais de 600 reações em seu corpo e uma delas é atuar como molécula auxiliar nas reações das enzimas.

Benefícios do magnésio

• Melhora o desempenho físico;

• Previne a osteoporose;

• Ajuda a controlar a diabetes, porque regula o transporte do açúcar;

• Diminui o risco de doenças cardíacas;

• Alivia a azia e a má digestão, especialmente quando usado na forma de hidróxido de magnésio;

• Controla a pressão arterial, especialmente em mulheres grávidas;

• Melhora o humor, pois está relacionado à produção de serotonina - neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade e controlar as variações de humor.

Suplementação do magnésio

A suplementação varia da causa que está originando a sua deficiência. Pode ser feita por meio de multivitamínicos ou com um único suplemento de magnésio na forma de magnésio quelato, aspartato de magnésio, citrato de magnésio, lactato de magnésio ou cloreto de magnésio, que deve ser prescrito pelo médico ou nutricionista.

Conclusão

A quantidade de minerais e vitaminas varia de corpo para corpo, da idade, do sexo, da alimentação e da rotina atlética, mas geralmente é facilmente alcançada quando se tem uma alimentação balanceada e variada. Antes de qualquer suplementação e/ou dieta, é indispensável uma consulta com médico e nutricionista.

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