Os benefícios da acupuntura

A acupuntura é uma prática de cura milenar da medicina tradicional chinesa, na qual agulhas finas são colocadas em pontos específicos do corpo. É usada principalmente para aliviar dores, mas também tem sido usada para tratar doenças.

Como funciona?

Para determinar o tipo de tratamento de acupuntura ideal, o médico deve perguntar sobre sintomas, comportamentos e estilo de vida. Normalmente, também examina:

● As partes do corpo que doem;

● A forma, o revestimento e cor da sua língua;

● A coloração do rosto;

● A força, ritmo e qualidade do pulso.

Neurociência e acupuntura

Os pontos de acupuntura são vistos como locais onde os nervos, músculos e tecido conjuntivo podem ser estimulados. A estimulação aumenta o fluxo sanguíneo e, ao mesmo tempo, ativa os analgésicos naturais do corpo. Ela promove um aumento da liberação de hormônios com poder de excitar ou inibir o ritmo de trabalho do sistema nervoso central e liberar substâncias químicas nos músculos, na medula espinhal e no cérebro, incentivando também uma melhor irrigação sanguínea dos tecidos.

Curiosidades

- A medicina tradicional chinesa explica que a saúde é o resultado de um equilíbrio harmonioso dos extremos complementares de "yin" e "yang" da força vital conhecida como "qi". Diz-se que o qi flui através dos meridianos, ou vias, do corpo humano. Esses meridianos e fluxos de energia são acessíveis por meio de 350 pontos de acupuntura no corpo;

- A espessura de uma agulha de acupuntura é de aproximadamente 2 fios de cabelo humano;

- A palavra acupuntura vem do latim acus (que significa “agulha”) e pungere (que significa “punção”);

- A Organização Mundial da Saúde recomenda a acupuntura para mais de 200 doenças e sintomas (náuseas e vômitos pós-operatórios e induzidos por quimioterapia, dor de dente, dores de cabeça, dor lombar, dor de pescoço, osteoartrite, cólicas menstruais, problemas respiratórios, como rinite alérgica, ansiedade, insônia, depressão, cefaleia crônica diária, etc.);

- A acupuntura ganhou fama mundial após o presidente americano Richard Nixon visitar a China em 1972, quando um repórter que acompanhava a comitiva apresentou dores após uma cirurgia de retirada do apêndice e escreveu sobre os benefícios da Acupuntura no alívio de suas dores quando retornou aos EUA.

Cuidados necessários

Embora a acupuntura seja geralmente segura e os problemas graves sejam raros, existem alguns riscos. A técnica não é completamente eficaz para todos, então caso esteja fazendo algum tratamento, exponha quais são os medicamentos que está tomando. Se você tem um marca-passo, corre risco de infecção; se tem problemas crônicos de pele, está grávida ou tem implantes de mama ou outros, informe o seu médico antes de realizar o procedimento.

Caso as agulhas não sejam estéreis, podem causar infecção também, então certifique-se do uso de agulhas esterilizadas que são descartadas após o uso. Além disso, em alguns pontos de acupuntura, as agulhas inseridas muito profundamente podem perfurar os pulmões ou a vesícula biliar ou causar problemas nos vasos sanguíneos – mas isso apenas se fizer procedimentos em lugares de pouca confiança e estudo.

Por isso, é importante se consultar com um profissional bem treinado em acupuntura!

Fontes: