OZONIOTERAPIA

A ozonioterapia resulta de um procedimento terapêutico de aplicar uma mistura de gases oxigênio e ozônio.

De maneira geral, as aplicações são aconselhadas pelo motivo do ozônio possuir propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, e modulação do estresse oxidativo. Além disso, melhora a circulação periférica e oxigenação.

Sendo assim, já podemos imaginar o amplo número de patologias em que a ozonioterapia pode ser utilizada de modo isolado ou complementar, não é mesmo?

Os efeitos biológicos gerados pela ação do ozônio no organismo podem ser resumidos em:

- Estimulação da capacidade antioxidante

. Estimula os sistemas de defesa antioxidantes, protetores contra a ação das espécies reativas de oxigênio.

- Melhora da flexibilidade de hemácias e entrega de oxigênio

. Utilizada no tratamento de problemas circulatórios e na revitalização de funções orgânicas de modo geral.

- Estimulação do sistema imunológico

. A ação imunológica do ozônio está dirigida fundamentalmente sobre os monócitos e linfócitos T, os quais, uma vez reduzidos, liberam pequenas quantidades de praticamente todas as citocinas.

- Ação germicida tópica

. Usado para desinfetar feridas infectadas, assim como doenças bacterianas e virais, porque o ozônio tem propriedades bactericidas, fungicidas e antivirais

- Regulador do metabolismo

. A ozonioterapia é capaz de modular indicadores, inicialmente patológicos, a valores normais (indicadores como glicose, colesterol e hemoglobina).

Muito bacana né? Mas não se esqueça, converse sempre com seu médico para escolher o melhor tratamento para você!!