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  • Dra. Cláudia Klein

Relação da Vitamina B12 com a fadiga

Atualmente, é cada vez mais frequente a queixa de cansaço e fadiga. Quando estamos sem energia, a primeira coisa que pensamos em fazer é checar é se há alguma deficiência de ferro. Apesar de esta ser uma das principais causas, não é a única. Outro componente extremamente importante neste processo é a chamada Vitamina B12.


A Vitamina B12 é a oitava do complexo de vitaminas B. Esse micronutriente hidrossolúvel (melhor digerido na presença de água) possui influência direta em basicamente todas as áreas do organismo humano, visto que é muito importante para o metabolismo de todas as células reprodutivas.


Dentre as principais funções que ela desempenha estão: garantir a manutenção de vias metabólicas dentro das células; ajudar a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis e reduzir o risco de danos no DNA.


Uma coisa é certa: os benefícios da Vitamina B12 são muitos para o organismo e para saúde! Por isso, devemos estar sempre de olho para ver se seus níveis estão em equilíbrio. Os principais benefícios dessa vitamina são:

  • Preservação e reparação do DNA

  • Aumento do colesterol bom

  • Proteção natural do sistema nervoso central

  • Prevenção da a anemia megaloblástica

  • Regeneração dos músculos

  • Diminuição os riscos de depressão

  • Melhora do sono

  • Bom funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular

  • Mais energia e disposição


Quando essa vitamina está em níveis mais baixos do que o normal, nosso corpo começa a desencadear uma série de sintomas e desconfortos, que podem comprometer nossa qualidade de vida. A falta de tal substância impede o início do processo de produção de energia e pode aumentar o risco da pessoas desenvolver depressão.


Um dos primeiros sintomas de deficiência de vitamina B12 é o cansaço anormal. Tudo porque, quando o suprimento de B12 está baixo, você acaba não sendo capaz de produzir os glóbulos vermelhos necessários para fornecer oxigênio para todo o corpo!


A deficiência em Vitamina B12 pode, ainda, desencadear:

  • Tontura ao se levantar ou fazer esforço

  • Falta de concentração

  • Falhas na memória

  • Paranoia e alucinações

  • Pele amarelada (icterícia)

  • Língua inchada e inflamada


Converse com seu médico para analisar os seus níveis de Vitamina B12. Uma suplementação adequada pode te ajudar naquele cansaço que não vai embora!!



Fonte:

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17735-vitamina-b12#:~:text=A%20vitamina%20B12%20%C3%A9%20hidrossol%C3%BAvel,tamb%C3%A9m%20conhecida%20como%20anemia%20megalobl%C3%A1stica.

https://www.unidos.com.br/voce-sabe-qual-e-importancia-da-vitamina-b12-para-o-organismo/

https://www.hospitalsantalucia.com.br/noticias/489/beneficios-da-vitamina-b12-para-saude


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