Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

Relógio Biológico

Cronobiologia é o estudo de como os relógios biológicos controlam e regulam praticamente todas as funções da vida. Nós, humanos, temos um relógio biológico endógeno que opera em um ciclo de quase 24 horas, em conjunto com a rotação diária da Terra e os ciclos lunares. Isso é chamado de ritmo circadiano.


Este relógio intrínseco regula uma ampla variedade de funções, incluindo sono, excitação, alimentação, além de processos metabólicos. Na verdade, praticamente todos os mecanismos biológicos são regulados por este sistema, incluindo pressão sanguínea, temperatura corporal, divisão celular, função imunológica, digestão e secreção O relógio biológico mestre está localizado no núcleo supraquiasmático (SCN), dentro do hipotálamo anterior do cérebro. O SCN recebe entrada fótica de retina diariamente, acertando o relógio. Este coordena os relógios periféricos, que são presente em quase todas as células do corpo, por meio de um conjunto comum de genes que funcionam em vários ciclos de feedback negativo, criando as oscilações circadianas que regulam o metabolismo.

Embora os ritmos circadianos sejam de natureza endógena e regulados pelos genes do relógio, eles podem ser arrastados ou ajustado por zeitgebers (do alemão, "doador de tempo"), que são pistas externas do ambiente. Estes zeitgebers incluem luz, temperatura, dieta, exercícios e contatos sociais


Mudanças na coordenação circadiana, sejam ambientais ou genéticas, podem causar alterações metabólicas e desequilíbrios, levando a problemas de sono, que podem eventualmente afetar o sistema nervoso, endócrino, cardiovascular e imunológico. Isso pode resultar em dislipidemia, obesidade, hipertensão, inflamação e distúrbios de saúde mental.


Distúrbios do sono do ritmo circadiano, como insônia, hipersonia e narcolepsia, são distúrbios clinicamente diagnosticados que surgem de anormalidades na duração, permanência e saúde do sono. O ritmo circadiano também está fortemente conectado à homeostase da energia e é afetada pelo horário das refeições, bem como composição e componentes dos alimentos. Os relógios controlam o metabolismo energético e os estados metabólicos, em troca, podem influenciar os relógios circadianos.


Por isso, é muito importante observar e respeitar o seu relógio biológico. Uma boa noite de sono somada a uma boa alimentação e a atividades físicas é sinônimo de saúde! Se algum destes pilares estiver prejudicado, procure um médico.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Relação da Vitamina B12 com a fadiga

Atualmente, é cada vez mais frequente a queixa de cansaço e fadiga. Quando estamos sem energia, a primeira coisa que pensamos em fazer é checar é se há alguma deficiência de ferro. Apesar de esta ser

Impacto da Atividade Física em Idosos

A atividade física tem se destacado como uma das ações mais importantes que pessoas de todas as idades podem fazer para melhorar a saúde. Diferentes estudos observacionais apontam que a mortalidade pr