Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

Stress Mitocondrial & Estilo de Vida

Como cuidar das suas mitocôndrias em tempos de folia e durante a vida toda!?


O que são Mitocôndrias?

É importante gravar este nome, porque você vai ouvir falar dele quando ler sobre saúde e qualidade de vida


Mitocôndrias são organelas complexas presentes apenas em células eucarióticas.

A sua função é produzir a maior parte da energia das células, através do processo chamado de respiração celular. As nossas mitocôndrias, então, controlam nosso equilíbrio energético. Sendo assim, nossa vida depende de um bom equilíbrio mitocondrial!


O tamanho, a forma, a quantidade e a distribuição das mitocôndrias variam de acordo com o tipo de célula. De tão importantes e complexas, possuem o seu próprio material genético.


As mitocôndrias são como fábricas de alta performance que trabalham dia e noite incessantemente para converter todo alimento que comemos e o oxigênio do ar que respiramos em energia que denominamos ATP, que é distribuída para todas nossas células.


Todo desequilíbrio que ocasionar dano mitocondrial pode comprometer as funções do nosso organismo com lesões e danos sérios de comprometimento energético. Então, se existe algo que temos que cuidar é da nossa mitocôndria!


Quando elas estão danificadas podemos sentir fraqueza ou cansaço; fadiga, ou seja, sensação de falta de energia e falta de vontade de realizar as coisas; dores musculares e difusas; e falta de memória, foco e atenção.


Todo envelhecimento celular inicia de um stress mitocondrial e com dificuldade celular de eliminação das toxinas!


O envelhecimento pode estar associado ao maior acúmulo de lesões celulares decorrentes das espécies reativas do oxigênio e do nitrogênio derivadas do metabolismo mitocondrial. Com a progressão da idade, há acúmulo de proteínas, lipídeos, carboidratos e DNA oxidados em relação a organismos jovens, de acordo com a teoria dos radicais livres.


Diversos fatores podem contribuir para a redução do estresse oxidativo, como a hormese induzida pela prática regular de exercícios físicos, a restrição calórica, a ingestão de antioxidantes nutricionais e o aumento da produção de antioxidantes celulares que, em conjunto, promovem a expressão das sirtuínas e das proteínas do choque térmico, protegendo a integridade e funcionalidade mitocondriais, reduzindo o estresse oxidativo e nitrosativo, o que está associado à redução do envelhecimento e aumento da longevidade.



Alguns nutrientes são importantíssimos para equilibrar as mitocôndrias, como:

Vitaminas do complexo B

Ácido lipóico

Selênio

Tocoferol

Coenzima Q 10

Magnésio

L Carnitina

Melatonina


Cuide das mitocôndrias do seu fígado e mantenha sua saúde!!



#neurologista #mitocondria #energia #saude


0 visualização

Contato

+55 11 3051 6946

+55 11 9 9772 1633

Rua Bento de Andrade, nº 228 - Jardim Paulista, São Paulo, SP - Brasil