Tratando a enxaqueca com acupuntura

A enxaqueca é um dos tipos mais frequentes de dor de cabeça/cefaleia, e por ser uma patologia crônica, ocasiona uma série de alterações comportamentais que desencadeiam consequências físicas, sociais e psicológicas nos indivíduos afetados.

A prevalência da enxaqueca varia de 12% a 16% na população geral, sendo mais comum em mulheres e em homens (proporção de 3:1) e geralmente 60% das pessoas que tem enxaqueca possuem um membro próximo da família que também tem. Contudo, não quer dizer que seja um distúrbio genético ou hereditário e sim uma predisposição genética ou padrão aprendido de comportamento.

Tratamento comum

Para resolver ou diminuir a frequência e a gravidade das crises, os pacientes recorrem, na maioria das vezes, ao tratamento conservador, que inclui o uso de analgésicos combinados com cafeína, anti-inflamatórios não esteróides, entre outros medicamentos.

O tratamento medicamentoso geralmente apresenta alto custo, resultados relativos e baixa qualidade. Embora os medicamentos preventivos existam, eles não são necessariamente eficazes para todos os pacientes e podem causar efeitos colaterais graves ou simplesmente não trazer grandes benefícios. Sendo assim, optar por outro tratamento não farmacológico, como a acupuntura, pode ser uma alternativa.

Tratamento com acupuntura

Em geral, trata-se com acupuntura as cefaleias do tipo enxaqueca, tensional, relacionadas ao estresse e relacionadas ao uso abusivo de medicamentos. A eficácia do método está em seu efeito analgésico e anti-inflamatório, tornando-se uma terapia não medicamentosa, segura, econômica, sem efeitos colaterais e com bons resultados.

Uma revisão publicada em 2013 (Archives of Health Investigation V.2) evidencia que a acupuntura é eficaz no tratamento da cefaleia, reduzindo a necessidade de medicação e proporcionando relaxamento, liberação de opióides, efeitos homeostáticos e harmonia psicológica ao indivíduo.

O objetivo é tornar as crises menos frequentes e menos intensas, de forma que a dor não impeça o paciente de seguir seu ritmo de vida normal. Os pacientes tratados com acupuntura relatam, além do alívio para as dores, melhora do sono e do humor, maior facilidade no relacionamento com a família e os amigos, melhor desempenho no trabalho e mais confiança para enfrentar os problemas do dia a dia.

É bom lembrar que a acupuntura por si só pode não ser suficiente para tratar a dor de cabeça crônica.

Benefícios da acupuntura para enxaqueca

• Restaura o fluxo de energia positiva em todo o corpo;

• Remove a energia negativa que está causando dor;

• Estimula vários sistemas do corpo;

• Estimula os nervos a liberar hormônios, como endorfinas, que desencadeiam uma resposta ao corpo.

Riscos da acupuntura

A acupuntura tem pouco risco, quando feita por um profissional licenciado.

De acordo com os Centros Nacionais de Saúde Complementar e Integrativa, a acupuntura realizada com equipamentos de baixa qualidade ou sujos pode apresentar risco muito grave para a saúde. As agulhas devem ser regulamentadas e de uso único.

É recomendada a certificação de que as agulhas usadas são estéreis e novas. Um bom acupunturista irá orientá-lo durante o procedimento e garantirá que seja uma experiência calma e segura para você.

Pode existir um pequeno incômodo em algumas regiões levemente doloridas, mas não pode ser uma dor muito forte a ponto de se tornar insuportável. Caso isso ocorra, informe seu acupunturista imediatamente. As agulhas são muito finas e os pontos escolhidos são específicos para o seu tratamento, portanto é comum ter alívio quase imediato de alguns sintomas - principalmente a sensação de relaxamento.

Orientações gerais para acupuntura

Não há preparação especial antes de uma consulta de tratamento de acupuntura. Se for sua primeira vez, você pode ir com uma lista de perguntas e das suas queixas. Seu médico poderá aconselhá-lo quantas sessões você deve esperar e com que frequência você pode precisar ir para sentir alívio de seus sintomas.

Algumas pessoas sentem pequenas picadas quando as agulhas são inseridas e outras não sentem nada. Depois da sessão, especialmente após a primeira vez, é normal a presença de pequenos hematomas, fadiga e dor leve, como sentir uma região um pouquinho dolorida nos lugares onde foram inseridas as agulhas.

Algumas dores de cabeça requerem atenção médica imediata e você não deve tentar tratá-las com acupuntura, pois ela não substitui a medicina tradicional. Procure o seu médico se estiver com perda de visão, tontura ou náusea.

Lembre-se de sempre informar o seu médico sobre tratamentos médicos alternativos que você está recebendo para um diagnóstico prudente.