Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

Vida Intrauterina e Longevidade Saudável

A Profª. Dra. Andreia Friques falou sobre a relação da vida intrauterina e longevidade saudável, aspectos fundamentais para a evolução humana. Segundo a Dra., o ideal é que seja feito um preparo para a mulher engravidar e que ela tenha um estilo de vida saudável.


Isso é importante porque a nutrição ocorre desde a fecundação até os dois anos de idade da criança. No ambiente intrauterino, nos primeiros 16 dias de gestação, o coração do feto já está formado e já capta o estilo de vida da mãe.


A Dra. também ressaltou a importância de a mulher grávida se alimentar de forma saudável para que o filho siga a tendência de continuar com este hábito após o nascimento. Isso porque, nas primeiras 16 semanas de gestação, a criança começa a responder ao sabor do líquido amniótico dentro do útero, onde o paladar já começa a se formar.


Para garantir uma gravidez saudável, é necessário o equilíbrio dos macronutrientes e suplementação. Cada grávida deve fazer uma dieta adequada, para que a criança não tenha doenças futuramente.


Durante a gestação, é necessário identificar níveis de estresse e formas de enfrentamento, fazer uma alimentação saudável, suplementação, ter uma boa vida espiritual, conscientização familiar sobre aleitamento materno e contar com uma rede de apoio.


Ao longo da infância, os cuidados devem ser mantidos, além de prover à criança amor e educação adequada. Estes cuidados são importantes para a longevidade, isso porque o século XXI é repleto de doenças, altas taxas de suicídio, obesidade e DCNT (doenças crônicas não transmissíveis) na infância.


Todos os cuidados mencionados pela Dra. podem contribuir consideravelmente para reverter esses quadros. Por isso, é importante que o médico converse com a grávida desde a primeira consulta. A missão destes profissionais é promover saúde, tanto para os pacientes quanto para as próximas gerações. #neurologista #congresso #gravidez #saude

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tratamentos injetáveis na reposição de nutrientes

Os tratamentos injetáveis são ótimos quando pensamos na reposição de nutrientes - como aminoácidos, vitaminas, antioxidantes e minerais. Eles podem ser feitos via EV (endovenosa) e IM (injeção intramu

Relação da Vitamina B12 com a fadiga

Atualmente, é cada vez mais frequente a queixa de cansaço e fadiga. Quando estamos sem energia, a primeira coisa que pensamos em fazer é checar é se há alguma deficiência de ferro. Apesar de esta ser

Impacto da Atividade Física em Idosos

A atividade física tem se destacado como uma das ações mais importantes que pessoas de todas as idades podem fazer para melhorar a saúde. Diferentes estudos observacionais apontam que a mortalidade pr