Buscar
  • Dra. Cláudia Klein

Vitamina D

Neste artigo, vou discutir mais um pouquinho da tão importante vitamina D!


- O que é Vitamina D?


A Vitamina D é um elemento indispensável para o funcionamento do corpo! Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, ela também trabalha como reguladora do crescimento, sistema cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.


Esta vitamina também é a principal responsável pela indução de tolerância imunológica e sua principal função fisiológica é a homeostase do concentrações de cálcio no sangue.


A vitamina D trata-se, na verdade, de um hormônio estereóide e não de uma vitamina. Outro aspecto interessante é que os VDRs (receptores da vitamina D) estão presentes em todas as células do corpo!


- Qual o impacto de baixos níveis de Vitamina D?


Estudos mostram que crianças com baixos níveis séricos de Vitamina D têm um aumento de 11 vezes na incidência de infecções do trato respiratório.


Em adultos, a deficiência de Vitamina D encontra-se intimamente correlacionada a incidência, dentre outras, das seguintes condições:

1. Osteopenia e osteoporose;

2. Câncer: mamas, próstata, cólon, pele, etc;

3. Doenças infecciosas;

4. Deficiência imunológica;

5. Doenças auto imunitárias;

6. Infarto;

7. AVC;

8. Diabetes tipo 1 e 2;

9. HAS;

10. Depressão.


- Onde encontrar Vitamina D?


A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar, mas deve-se avaliar se isso é plausível para o paciente.


Outra maneira é pela suplementação de Vitamina D, que tem evidência robusta nos processos imunológicos e doenças autoimunes.


A suplementação pode contribuir, portanto, a longo prazo para ações benéficas na imunidade, saúde cardiovascular e óssea.


A toxicidade por vitamina D é raro, porém é sempre importante a recomendação médica para cada situação!


- O índice de 20 UI exigido hoje é suficiente?


É evidente a epidemia de déficit de hormônio D. Apesar dos guidelines das sociedades médicas ainda mantiverem os níveis de suficiência extremamente baixos, os mesmos refletem as condições mínimas relacionadas a saúde óssea.


- Qual a importância da vitamina D em tempos de pandemia?


A Nature publicou que a melhora nos níveis de vitamina D possibilita diminuir a progressão da doença ou até melhorar a sobrevida dos pacientes. Segundo esta análise, por ser um tratamento seguro e não invasivo e ter potencial benefício na redução do risco de gravidade e mortalidade de COVID-19, sugere-se uma intervenção em doses altas de vitamina D.

Confira a matéria completa: https://www.nature.com/articles/s41430-020-0661-0


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tratamentos injetáveis na reposição de nutrientes

Os tratamentos injetáveis são ótimos quando pensamos na reposição de nutrientes - como aminoácidos, vitaminas, antioxidantes e minerais. Eles podem ser feitos via EV (endovenosa) e IM (injeção intramu

Relação da Vitamina B12 com a fadiga

Atualmente, é cada vez mais frequente a queixa de cansaço e fadiga. Quando estamos sem energia, a primeira coisa que pensamos em fazer é checar é se há alguma deficiência de ferro. Apesar de esta ser

Impacto da Atividade Física em Idosos

A atividade física tem se destacado como uma das ações mais importantes que pessoas de todas as idades podem fazer para melhorar a saúde. Diferentes estudos observacionais apontam que a mortalidade pr